O hospital realiza, em média, 10 mil atendimentos mensais pelo Sistema Único de Saúde e 40% destes atendimentos são prestados a moradores de outras cidades da Baixada Santista, e também outras localidades do Estado.
Em 2019, foram realizados mais de 120 mil atendimentos filantrópicos pelo Sistema Único de Saúde, entre consultas, procedimentos, exames, internações e cirurgias.
A Santa Casa de Santos tem capacidade para aumentar o seu atendimento SUS, mas para isso são imprescindíveis que as contratualizações e habilitações sejam ampliadas.
Manter o SUS vivo é o maior desafio da saúde, lembrando que mais de 65% do sistema de saúde do SUS, é bancado pelos hospitais filantrópicos e Santas Casas.
A Santa Casa de Santos cumpre seu papel de responsabilidade com o SUS e, desde 2016, investe em melhorias para o atendimento da população em todos os aspectos.
A experiência adquirida na pandemia demonstrou a importância do planejamento e do investimento nos serviços de saúde.
Graças a prioridade que a instituição deu a estes quesitos, a Santa Casa de Santos é a principal retaguarda de atendimento para toda a população da região, e maior referência especializada para o SUS.