Simpósio de Cirurgia Robótica reuniu especialistas internacionais e grandes nomes do segmento, em dois dias de evento realizado na Santa Casa de Santos.
Nos dias 1 e 2 de maio, a Santa Casa de Santos sediou o 2º Robotic Experience – simpósio de cirurgia robótica com procedimentos realizados ao vivo.
O evento reuniu mais de 50 cirurgiões, que vieram da Alemanha e de diversas cidades do Brasil. Esta é a 2ª vez que a Santa Casa realiza o evento e, diante do grande sucesso e excelente repercussão, deve entrar para o calendário de simpósios anuais.
Seguindo a programação anunciada, foram realizadas 4 cirurgias robóticas, sendo 2 em cada dia.
No 1º dia, aconteceram 2 procedimentos de nefrectomia para retirada de tumor endofítico complexo, realizados pelo médico alemão, Dr. Jens-Uwe Stolzenburg, pioneiro da cirurgia robótica no mundo.
Reconhecido internacionalmente na área de Urologia, o Prof. Dr. Jens-Uwe Stolzenburg já realizou mais de 10 mil prostatectomias radicais preservadoras de nervos em sua carreira.
“Esta é a minha 1ª vez no Brasil e em Santos e estou muito impressionado com a altíssima qualidade da cirurgia robótica urológica. Os cirurgiões daqui são muito bons e estou muito feliz por participar deste simpósio”, declarou Dr. Jens-Uwe Stolzenburg.
No 2º dia, foram realizadas 2 cirurgias de câncer de próstata (prostatectomia), feitas pelo cirurgião robótico e urologista, Dr. Matheus Miranda Paiva, que também é coordenador do Centro Robótico da Santa Casa de Santos e um dos organizadores do evento. “Esta é a 2ª vez que realizamos esse evento e mais uma vez foi um sucesso. Nosso auditório ficou repleto de pessoas ilustres, promovendo discussões técnicas do mais alto nível, colocando nossa Santa Casa no patamar que ela merece estar dentro da cirurgia robótica”, destacou Dr. Matheus Miranda Paiva.
Todos os procedimentos foram transmitidos ao vivo para o Auditório do Centro Robótico e também pela internet, para a comunidade internacional de cirurgia robótica.
O 2º Robotic Experience foi exclusivo para profissionais convidados, que já atuam com cirurgia robótica ou estão concluindo a especialização, pois o objetivo do encontro é promover a discussão técnica dos procedimentos robóticos de alta complexidade, compartilhar conhecimento e melhorar o método de cada participante.
Grandes nomes do segmento marcaram presença, como o médico referência em urologia oncológica e cirurgia robótica, Dr. Marcos Dall’Oglio, e o diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. Wagner Eduardo Matheus. Também participaram: o vice-diretor clínico e coordenador das equipes cirúrgicas da Santa Casa, Dr. Eloi Guilherme Moccellin; a presidente da C.C.Q. e esposa do provedor, Eliana Lopes Feliciano; e a gestora de Enfermagem do hospital, Enfª. Rita Rocha.
Sobre os coordenadores e preceptores do simpósio:
Dr. Jens-Uwe Stolzenburg - MD, FRCS (Ed), FRCS (Eng), FRCS (Glasg) - é professor e diretor do Departamento de Urologia e chefe do Centro Internacional de Laparoscopia e Cirurgia Robótica do Hospital da Universidade de Leipzig, Alemanha;
Reconhecido internacionalmente na área de urologia, o Prof. Dr. Jens-Uwe Stolzenburg já realizou mais de 10 mil prostatectomias radicais preservadoras de nervos em sua carreira.
Dr. Matheus Miranda Paiva – MD Robotic Clinical Fellowship – Universidade de Leipzig, Alemanha;
Cirurgião robótico especialista em câncer de próstata;
Coordenador do Centro Robótico da Santa Casa de Santos.