Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Cirurgia Uroginecológica é tema de curso na Santa Casa

Médicos especialistas participam de jornada com cirurgias ao vivo coordenadas pelo ginecologista e obstetra, Dr. Carlos Barradas.

No dia 25/3, na Santa Casa de Santos, aconteceu o 1º Curso de Cirurgia Uroginecológica, coordenado pelo médico ginecologista e obstetra, Dr. Carlos Barradas, responsável pelo serviço da especialidade na instituição.

O curso foi ministrado no auditório do Centro Cirúrgico, com cirurgias realizadas ao vivo, possibilitando as explicações detalhadas de cada caso, como também a interação dos especialistas participantes.

A programação foi organizada para acontecer das 7h às 17h, com 4 aulas e 4 procedimentos cirúrgicos.

A primeira aula foi sobre anatomia pélvica com foco na via vaginal, seguida pela primeira cirurgia da programação, que foi o procedimento de sling transobturatório.

A cirurgia de sling é um dos principais tratamentos para casos de incontinência urinária e o método transobturatório consiste em realizar uma pequena incisão na vagina com as extremidades do sling passadas por meio de dois pequenos cortes feitos na virilha.

A segunda aula foi sobre incontinência urinária de esforço e, na sequência, foi realizada ao vivo uma histerectomia vaginal com colpoplastia anterior e posterior, e fixação de cúpula vaginal em ligamento sacro-espinhoso.

A terceira aula foi sobre prolapso vaginal, quando a parte superior da vagina cai em direção à parte inferior e depois foi realizado um procedimento de colpoplastia anterior, que consiste na correção da parte anterior do períneo, corrigindo a cistocele (bexiga caída).

A última aula da programação foi sobre fisioterapia pélvica e, para finalizar, foi realizado um procedimento de fixação de cúpula vaginal em ligamento sacro-espinhoso e sling transobturatório.

O 1º Curso de Cirurgia Uroginecológica da Santa Casa de Santos contou com o apoio das empresas: Schering_Plough (Nuvaring, Cerazette, Implanon NXT) ; e Biolab (Solly).

 

Acompanhe as notícias do hospital pela Intranet e canais de comunicação oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasadesantos

Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/

Youtube: www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543/

 

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br